// Apresentação
O V Fórum de Metodologias Ativas é uma realização da Unidade do Ensino Superior de Graduação – Cesu, que acontece no dia 16 e 17 de outubro de 2024, assumindo a temática: “Abordagem por Projetos: práticas e possibilidades”.
A abordagem por projetos é uma metodologia de ensino que visa promover uma aprendizagem profunda e significativa dos alunos, por meio da realização de projetos interdisciplinares, colaborativos e contextualizados. Nesta abordagem, os alunos são protagonistas do seu processo de aprendizagem, escolhendo temas de interesse, formulando perguntas, pesquisando informações, planejando ações, executando tarefas, apresentando resultados e avaliando o seu desempenho. Os professores atuam como mediadores, orientando, apoiando e desafiando os alunos a desenvolverem competências cognitivas, socioemocionais e práticas.
A abordagem por projetos traz diversos benefícios para a educação, tais como: estimula o pensamento crítico, criativo e reflexivo dos alunos, que precisam resolver problemas, tomar decisões e construir conhecimentos de forma autônoma e colaborativa; favorece a integração de diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma visão holística e interconectada da realidade; desenvolve habilidades de comunicação, cooperação e liderança nos alunos, que precisam interagir com diferentes públicos, negociar ideias e coordenar ações; aumenta a motivação e o engajamento dos alunos, que se envolvem em projetos que têm sentido e relevância para as suas vidas; proporciona uma aprendizagem mais profunda e duradoura, que se baseia na experiência, na experimentação e na aplicação prática dos conteúdos.
A abordagem por projetos é uma forma inovadora e eficaz de promover uma aprendizagem profunda nos alunos, preparando-os para os desafios do século XXI. Com isso, nesta quinta edição, o evento contará com uma mesa redonda, palestras e discussões que proporcionarão o aprendizado e a reflexão sobre a abordagem por projetos e suas possibilidades. O evento tem os seguintes objetivos:
- Identificar relatos de experiência de docentes e ações de Instituições de Ensino que utilizam a abordagem por projetos em seus cursos e componentes curriculares para o desenvolvimento das competências profissionais, socioemocionais e que promovam o desenvolvimento de pessoas capazes de aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a fazer;
- Fomentar o debate sobre as ações necessárias no âmbito escolar, assim como os desafios e a disseminação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem por projetos.
Para implementar a abordagem por projetos na sala de aula, é preciso considerar alguns aspectos essenciais, como:
- Definir objetivos de aprendizagem claros e alinhados com a proposta pedagógica da escola e com as expectativas dos alunos;
- Selecionar temas que sejam desafiadores, instigantes e significativos para os alunos e para a sociedade;
- Estabelecer critérios de qualidade e de avaliação dos projetos, envolvendo os alunos nesse processo;
- Organizar o tempo, o espaço e os recursos necessários para o desenvolvimento dos projetos, garantindo flexibilidade e autonomia aos alunos;
- Acompanhar o progresso dos alunos, oferecendo feedbacks formativos e orientações personalizadas;
- Promover momentos de socialização e de reflexão sobre os projetos, valorizando as conquistas e as dificuldades dos alunos.
Esses aspectos já ocorrem de forma sistematizada no Centro Paula Souza e em outras instituições de ensino. Convidamos você a participar com seu relato sobre seu método de abordagem por projetos, seja num componente curricular, nos projetos integradores em ações inovadoras.